As atribuições da Comissão Principal são:
I. estabelecer as diretrizes da política de avaliação acadêmica e administrativa da UFS;
II. preparar e aprovar o Projeto de Autoavaliação relativo ao SINAES e enviar para a CONAES;
III. subdelegar competências no âmbito de cursos e áreas, para comissões setoriais, determinando prazos para o cumprimento dos objetivos estabelecidos;
IV. convidar professores, técnico-administrativos, alunos e membros da comunidade externa para prestar informações, fornecer documentos e detalhar dados enviados;
V. receber e prestar informações à Comissão Externa de Avaliação quando da avaliação externa;
VI. desenvolver estudos e análises, visando o fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política da avaliação institucional da UFS;
VII. propor programas, projetos e ações que proporcionem a melhoria do processo avaliativo institucional, e,
VIII. aprovar o relatório final de avaliação em reunião conjunta da Comissão Principal e dos Coordenadores das Comissões setoriais, enviando-o para conhecimento dos Conselhos Superiores da UFS.
As Comissões Setoriais de cada Centro e Órgãos Suplementares da UFS serão formadas com a participação dos segmentos docentes, discentes e técnicos administrativos, sem a obrigatoriedade da participação de membros da sociedade civil.
Compete às Comissões Setoriais:
I. sensibilizar a comunidade acadêmica da respectiva unidade da importância do processo de avaliação institucional, por meio de mobilização, palestras, correio eletrônico etc;
II. desenvolver o processo de autoavaliação no Centro, conforme plano de atividades de autoavaliação da Universidade;
III. organizar reuniões sistemáticas para desenvolver as atividades avaliativas;
IV. elaborar relatórios de avaliação, repassando para a Comissão Principal, e;
V. realizar outras atividades necessárias para o funcionamento da CPA/UFS.